A Spirit Yachts e a BAR Technologies revelaram o que afirmam ser o primeiro barco voador totalmente elétrico capaz de um cruzeiro rápido de 100 milhas náuticas.
Criado com base na experiência em design e simulação da America’s Cup da BAR, o SpiritBARTech35EF é um barco voador elétrico construído especificamente com um trio de lâminas retráteis ativas para ajudar a minimizar o arrasto.
+ Descubra os significados de 25 tatuagens de cadeia
+ Veja o antes e depois da modelo Brooklinn Khoury, que teve o rosto desfigurado por ataque de cachorro
+ Motorhome com dois andares tem até elevador para o terraço
Fabricadas a partir de titânio sólido, essas lâminas compreendem um único leme T-foil à ré para controlar o passo e a guinada. Eles também incluem pernas duplas e barra única à frente, com abas de compensação estilo aileron de bombordo e estibordo para controlar a rotação.
Eles são um desenvolvimento de vários sistemas ativos desenvolvidos pela BAR Technologies na última década, incluindo os pilotos da America’s Cup de Sir Ben Ainslie e o barco esportivo Princess R35 assistido por folhas, que foi revelado em 2018.
Desempenho que muda o jogo?
Com um feixe de apenas 7 pés e 6 polegadas (2,3 m), o SpiritBARTech35EF usa um design relativamente estreito e um casco em V profundo modificado com uma entrada fina, um único degrau no meio do navio e uma popa achatada.
Subindo da água a cerca de 14 nós, a atitude de voo é ajustada automaticamente por meio de uma IMU que recebe informações de vários sensores de direção.
Projetado para enfrentar ondas de até 1,5 m de altura, ele é supostamente capaz de atingir uma velocidade máxima de 30 nós, com um alcance de 100 Nm a uma velocidade de cruzeiro de 22 nós.
No entanto, com os foils retraídos para deslocamento em velocidade de cruzeiro em águas rasas ou atracação, o calado normal deve ser de pouco mais de um pé (0,3 m).
Tecnologia moderna – design clássico
Acima da linha da água, o design do Spirit Yachts é elegante, mas poderosamente clássico. Construído a partir de madeira moldada a frio com uma casca reforçada com fibra de carbono, a estrutura do novo flyer elétrico de 35 pés pesa apenas uma tonelada.
As molduras e tábuas do casco são feitas de cedro amarelo do Alasca e as partes superiores usam uma camada decorativa de sipo africano com acabamento em laca de alto brilho.
No interior, os proprietários podem abrir um cockpit intimista de seis lugares ou fechá-lo com capotas elegantes para uma experiência de estilo aranha de dois lugares mais desportiva.
Karen Underwood, da Spirit Yachts, disse: “Nossa colaboração com a BAR Technologies é o epítome do espírito clássico moderno no qual a Spirit Yachts foi fundada.
“Linhas clássicas, bonitas e limpas e construção de madeira sustentável, casadas com a tecnologia inovadora da BAR. O 35EF é uma nova oportunidade empolgante para quem procura um iate de alto desempenho com estilo sério”.
O futuro dos foilers elétricos
Este flyer elétrico de edição limitada será o primeiro de uma série de barcos que a BAR Technologies projetará em sua tentativa de criar uma geração mais ecológica de iates de lazer – e John Cooper, CEO da BAR Technologies, está entusiasmado com o que o novo flyer elétrico representa…
“É um momento de orgulho para nós trazer este belo barco ao mercado. Acreditamos firmemente que o futuro deste setor será definido pelos desenvolvimentos na sustentabilidade e eficiência das embarcações. Em particular, reconhecemos que existem novas formas de casco que podem ser projetadas para alcançar isso e queremos estar na vanguarda desse desenvolvimento”.
Fonte: MBY